Política, economia e sociedade

PS. Se o documentário estiver na internet (como no youtube, por exemplo) eu vou colocar o link NO TÍTULO. Se eu assisti no Netflix e não encontrei na internet, eu vou indicar – mas é preciso lembrar que ele já pode ter saído do streaming.

Ivory Tower, documentário

Ivory Tower – Você reclama da educação brasileira, certo? Eu entendo. Fui criada em colégios públicos, universidade pública e mestrado público. Sei que não é fácil alcançar isso com a desigualdade e a camada de “meritocracia” (rá!) impregnada nas ideias de pessoas que muitas vezes não fazem ideia do que estão falando. Mas já pensou se, mesmo nas universidades públicas, você tivesse que pagar? E as particulares não custassem R$650 por mês como aqui? Nos EUA, a dívida estudantil está chegando aos 200 mil ao término dos cursos de graduação. E a dívida é hereditária! Se você morre sem pagar, a dívida passa para seus filhos! E como eles vão estudar se tem que pagar a sua dívida ainda? Dá uma olhada nesse documentário, tem na Netflix; e o trailer tá aqui.

Terms and conditions may apply, documentário

Terms and conditions may apply – Sabe quando você vai se inscrever em algum serviço oferecido pela internet – especialmente os gratuitos – e tem que afirmar que LEU e concorda com os termos e condições especificados? Vamos ser sinceros, quem lê esse troço? Mas se você não lê, pense duas vezes. Você sabe com o que está concordando? Quais os impactos disso para sua segurança pessoal na internet? Esse eu vi na Netflix, mas faz tempo, não sei se está lá ainda. Trailer aqui.

_

The Square, documentário

The Square – Esse é original Netflix, então só posso oferecer o trailer, aqui. É o tipo de documentário bom para você tirar a cabeça de dentro da própria bunda e ver o que acontece pleo mundo. E não o mundo americano (que brasileiro adora) ou europeu (igualmente conhecido), mas ali da meiuca do Oriente. Você sabe o que foi a primavera árabe? Sua importância? Tá na hora de começar a descobrir, o doc. trata da revolução egípcia que começou em 2010. Para ver um pouco mais do que os dois minutos de notícias unilaterais que a Globo passa no Jornal Nacional.

_

Capa do documentário Requiem for the american dream, de Noam Chomsky

Requiem for the American Dream – Entrevista com Noam Chomsky (maravilhosos, gentes, sério!) sobre as desigualdades sociais e concentração de renda e riqueza. Ele fala bem especificamente dos norte-americanos em seus exemplos, mas é óbvio que grande parte do que fala é possível generalizar. Eu já conhecia Chomsky das discussões do mestrado, mas ver ele mesmo falando de suas ideias é muito mais interessante. Mas precisa estar com vontade de assistir, e atentos. Ao contrário da maioria dos outros documentários, feitos para explicar minuciosamente as coisas de forma palatável ao grande público, o Chomsky é um cadin mais complexo (eu tive que ver duas vezes, pois assisti à noite e cochilei na primeira 😛 ). Assisti na Netflix, trailer aqui.

Ps. Achei uma versão legendada no youtube. Não é perfeita, mas quebra o galho.

Capa do documentário Trabalho Interno (Inside Job)

Trabalho interno – Bem recordado pelo meu digníssimo, o documentário é perfeito para quem quer entender melhor como funcionam alguns trâmites econômicos relacionados à crise financeira de 2008, também chamada de “Crise do Subprime”. É dividido em cinco passos, que mostram a construção da economia desde o início do século XX, e como chegou ao limite no início dos anos 2000. Muito bem explicado, diga-se de passagem. É um documentário longo (quase duas horas), mas recomendo muito aos que querem entender um pouco melhor essa ciência (nada exata, totalmente humana, e bastante falha) que é a economia. Narrado por Matt Damon e vencedor do Oscar de melhor documentário longa-metragem. Assistimos na Netflix, na época, o trailer legendado está aqui.

Ps. aos que se interessam pela temática e querem ver um pouco mais sobre, dois filmes de Hollywood tratam exatamente do tema. São ficção-não-ficção, se é que me entendem. Recomendadíssimos. Você vê e fica se perguntando “Jura que ninguém acreditou que ia dar merda??” Os trailers estão aqui: A grande aposta, de 2015; e Margin Call, de 2011.