Assista!

A forma como nos relacionamos com o mundo depende das informações que temos e o que fazemos com elas; quanto mais informações reunimos, mais conexões conseguimos estabelecer entre assuntos, e maior a facilidade de escolhermos uma forma de agir baseados no que acreditamos.

Não digo isso sem um embasamento. Não querendo dizer que isso signifique muito, mas já valendo alguma coisa, meu mestrado foi em ciência da informação, e eu escolhi matérias sobre a gestão do conhecimento e as necessidades cognitivas dos usuários.

O que isso quer dizer? Quer dizer que quanto mais você alimenta seu cérebro de coisas interessantes para pensar, mais conscientes serão suas escolhas. Eu tento ler livros clássicos, best-sellers, besteiróis moderados. Assistir filmes interessantes, mas principalmente, documentários.

Porque documentários? Porque são a nossa realidade. Realidade que muitas vezes escondemos de nós mesmos para não ter que pensar. Não ter que pensar na responsabilidade sobre o desmatamento, o efeito estufa, os problemas econômicos, o abandono de menores, de idosos, de animais; não pensar na forma que agimos. Sem saber, podemos fingir que o mundo é um arco-íris – ao menos, o mundo fechadinho em que VOCÊ escolheu se esconder. Os documentários muitas vezes são o tapa na cara que te mostram que não, não tá tudo bem. Que você TEM QUE PENSAR NISSO, sim. Que a responsabilidade muitas vezes é NOSSA, e não “dos outros”.

Esses são os documentários que ajudaram a moldar meus pensamentos, minha visão de mundo, e me fizeram/fazem pensar. Não quero convencer ninguém a pensar como eu. O objetivo aqui é dar umas dicas de material para você alimentar o seu bichinho que habita a caixa craniana, aquele troço que às vezes a gente usa pouco e se chama CÉREBRO.

Coloquei os primeiros, os que recordo, os que acho mais importantes, e os que estou com paciência no momento. Depois, no que for recordando, incluo outros.

PS. Ah! Se o documentário estiver na internet, como no youtube, por exemplo, eu vou colocar o link NO TÍTULO. Se eu assisti no Netflix e não encontrei na internet, eu vou indicar – mas é preciso lembrar que ele já pode ter saído do streaming.

PS.2. Alguns docs. seriam incluídos em mais de uma categoria, mas os listarei na que eu considerar mais relevante, right?

Alimentação

Consumismo

Qualidade de vida

Política, economia e sociedade