leitura

Metas literárias 2018: temos!…

… mas eu não garanto que isso vai funcionar!

Porque para 2017 eu sentei e planejei, cuidadosamente. Pensei nos livros que havia deixado para escanteio, selecionei os títulos que aguardavam há tempos, separei por gênero… e li, sei lá, 9 livros da lista (que tinha 50!!). E isso porque eu li, até agora, 74 livros! Ou seja, a lista funciona muito bem… para NADA! 😛 (Falta de vergonha na cara, sim ou com certeza?)

Diferente de 2017, que passei saracoteando nos aeroportos e tentando me concentrar com perfeito insucesso, espero que 2018 seja o ano em que vou dar uma acalmada – e com isso terei útero para ler os livros mais “pesados” e/ou trambolhudos da lista, como a Divina Comédia e Os pilares da Terra. Vou tentar simplificar a escolha dos títulos, baseada em dois critérios principais:

1. livros que tenho em casa e estão esperando para serem lidos – tenho “apenas” 130 e poucos

2. tentar não ler o mesmo gênero seguidamente, variando as leituras: tem biografia, scifi, histórico, contemporâneo, clássico..

A minhas listinha básica de livros esperando está aqui, na Vergonhosa Lista de Livros Não-Lidos. Mas ela já mudou muuuuito: uns eu já li,  alguns foram incluídos, outros eu percebi que não ia ler nunca e passei adiante.

Mas a ideia é resgatar aqueles títulos pelos quais me apaixonei (eu só compro livros que REALMENTE quero), que geralmente não encontro nas Bibliotecas próximas para ler, ou que pretendo guardar no acervo por um tempo.

META

(e olha que eu vou chutar lá no alto, hein??): 100 LIVROS!!! Sim, pode me chamar de lôka, mas esse ano eu li 75 e achei pouco!

Adendo: A preferência é para os livros que tenho em casa/posso pegar nas bibliotecas

ps. É claro que esse número pode ter um enorme baque, visto que há uma dezena de “patacas” e calhamaços na minha lista – e eu posso ficar algum tempo entretida com eles e não conseguir focar no restante!

Livros imprescindíveis (livros que tenho em casa e VOU LER em 2018):

Pilha de livros da meta de leitura 2018

– Biografia do João Gordo

Jonathan Strange & Mr. Norrell, Susanna Collins

O Hobbit, J. R. R. Tolkien

Lavoura arcaica, Raduan Nassar

Stoner, John Williams

Watchmen (yeahhh!)

Impérios do Pós-apocalipse (ed. Estronho)

Religião para ateus, Alain de Botton

Arte como terapia, Alain de Botton

O fim da eternidade, Asimov

Olhando assim fica muito nítida a falta de autoras mulheres nessa lista. Na verdade, a falta de autoras mulheres na minha casa (shame on me!). Há duas explicações: a mais natural, de que fui comprando livros conhecidos de autores homens, na época sem me preocupar com gênero; e que os livros que termino de ler eu mando embora, e esse ano eu tentei focar em ler mulheres (ou seja, muita literatura feminina eu já passei adiante).

Como a ideia é ler primeiro o que eu puder do que tem em casa, minha lista de mocinhas deve ser menor do que a de 2017… mas pretendo participar dos encontros #leiamulherescuritiba, pelo menos! Serão minhas exceções na compra de livros – coisa que estou quase terminantemente proibida!

E você? Fez metas? Participa de desafios literários? Me conta aí, que tô querendo uns desafios no ano que vem 😛

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Metas literárias 2018: temos!…

  1. Oi Paulla, tudo bom? Pois é! rs Eu estou na mesma situação que você! Fiz uma lista e já tenho separado uns que tenho na estante e que “tenho” que ler esse ano sem falta. Vamos, lá, motivação hein kkkk

    Ótimas leituras em 2018!

    Curtir

  2. Eu falho miseravelmente em cumprir minhas metas, mas a questão de ler os livros comprados e ainda não lidos eu também tenho em mente. De resto eu nem me iludo mais, vou deixar o universo decidir HAHAHA

    100 livros? :O

    O ano com o maior saldo de leituras pra mim foi de 47 livros e, desde então, nunca mais consegui repetir a façanha. 2017 deve ter rendido umas 20 leituras concluídas, mas mantenhamos o otimismo para 2018! Boas leituras pra você, Paulla! \0/

    Curtir

    • Eu tava vendo minha lista para 2017 e pensando “ahhh, tanto livro bom, por que eu não li eles??” rsrsrsrs
      Mas eu tô otimista para 2018! Se esse ano foram 79 (já subiu a quantidade :P), ano que vem eu posso me esforçar um cadin 😛
      Boas leituras pra nós!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s