Livros lidos

Todos contra todos, Leandro Karnal

Capa do livro Todos contra todos, de Leandro Karnal

Título: Todos contra todos

Autor: Leandro Karnal

Editora: Leya

Páginas:  208 p.

Ano: 2017

Formato da leitura: Livro físico

Sinopse: “A internet não criou os idiotas, mas deu energia e proteção para o ódio dos covardes.” Leandro Karnal derruba o mito do brasileiro pacífico “Só eu e você, caro leitor, cara leitora, não odiamos nem somos violentos, muito menos preconceituosos”, diz Karnal. Uma brincadeira irônica para mostrar o quanto transferimos para o outro o que temos de ruim. Um livro polêmico, provocativo e instigante no qual ele afirma que o ódio é um dos espelhos mais poderosos para olharmos nosso próprio rosto. Que a maldade é tão próxima do ódio quanto da inveja. Em tempos de coxinhas contra petralhas, xenófobos, misóginos e homofóbicos contra imigrantes, o novo feminismo e os movimentos LGBT, em tempos do politicamente correto contra os seus críticos mais mordazes, Leandro Karnal mostra que a história e a realidade revelam um lado sombrio do brasileiro que costumamos não reconhecer: somos violentos no trânsito, nas ruas, nos comentários das redes sociais e fofocas nas esquinas; somos violentos ao torcer por nosso time e ao votar; somos violentos cotidianamente. Em Todos contra todos, Leandro Karnal combina as características que o transformaram no historiador e pensador mais pop do Brasil: erudição e leveza, profundidade e humor. Elas se unem nas páginas deste livro para serem saboreadas pelos leitores. Todos contra todos escancara a polêmica das palavras agressivas, a natureza das reações raivosas dirigidas ao outro e o porquê de escondermos de nós mesmos as pequenas e grandes maldades do dia a dia.

Opinião: Gosto muito do Karnal. Vejo uma coerência nas coisas que ele fala, e enquanto estudante de História, adorei a palestra sobre historiografia que ele ministrou há uns anos. Ele é claro em suas ideias, e faz uma coisa que é rara de ver hoje em dia: raciocina. Sério. O que mais conheço são professores, pesquisadores, e pessoas em geral que não pensam os assuntos, apenas engolem o oferecido e regurgitam, não dando origem a nenhum conhecimento realmente novo.

Nem tudo o que ele fala é bem aceito. E, em geral, as pessoas gostam de tacar pedra em quem está na mídia, vai? Eu leio as ideias, escuto, concordo com a maioria – e discordo de algumas pouquíssimas.

Li o “Conversas com um Jovem Professor” e achei um espetáculo. Claro, conciso, nos lembra que nem tudo são flores, que o esforço é necessário. Quando li a sinopse desse título, recém-lançado, fiquei com coceiras para lê-lo.

Basicamente Karnal retorna em nossas origens, citando os estudos de Sergio Buarque e de Gilberto Freyre, do Caio Prado e afins, para demonstrar que adoramos usar erroneamente a palavra “cordial”. Poucos sabem que “cordial” na verdade refere-se à passional, realizar com o coração, ao invés da razão. Não é cordial no sentido de cordato, ou de simpático. Amamos com muita força, e odiamos com força igual. O racismo, o machismo e outros “ismos” permeiam nossas relações de maneira tão forte, tão inerente a certos círculos, que as pessoas nem percebem. É a naturalização do problema – muitos até perguntam “Que problema?”.

São apontados os diversos tipos de preconceitos; a mania de acusar sempre aos outros, eximindo-se da culpa; a força que o anonimato da internet concedeu aos chamados “haters” (tradução literal: “odiadores” – gente que odeia, que gosta de odiar); nossa incapacidade de refletir os padrões impostos.

Gostei. O livro é quase “uma síntese” das palestras dele que estão espalhadas pelo Youtube. Já assisti várias, e muito do que li não é “inédito” – mas é diferente quando você tem o apanhado de ideias devidamente organizadas de forma sistemática.

Mas se você não estiver afinado às ideias dele, ou, pelo menos, querer escutar ideias contrárias às suas (caso não concorde com o que ele diz)… senão nem vale a pena pegar no livro.

Eu dou joinha (sou mais velha que o “curti”, sorry), e recomendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s